Google domina quase 90% do mercado de buscas no Brasil, diz pesquisa

O Google ganhou espaço no mercado de buscas brasileiro

O Google ganhou espaço no mercado de buscas brasileiro e domina praticamente 90% do segmento. Dados da consultoria Predicta apontam que 88,9% das buscas buscas orgânicas (não patrocinadas) foram feitas pelo site em junho, um crescimento de 1,3 ponto percentual em relação a maio.

Enquanto isso, os principais concorrentes internacionais permanecem praticamente empatados. A Microsoft teve 3,7% das buscas, contra 3,6% do Yahoo!. Sites nacionais de buscas ficaram com 3,1% do mercado.

“Essa informação torna-se extremamente estratégica para o Google, já que os concorrentes vêm se empenhando para ganhar terreno no segmento de buscas no mercado brasileiro”, afirma Fred Pacheco, gerente de BI (Business Intelligence) da Predicta, em nota.

A tendência de crescimento do Google no Brasil está na contramão do que ocorre nos Estados Unidos. De acordo com uma outra consultoria, a comScore, Yahoo! e Microsoft ganharam espaço no segmento em junho, enquanto o Google ficou com uma fatia menor, apesar de ainda ser dono da maior parte do mercado.

A análise indica que 61,5% das buscas nos Estados Unidos foram feitas pelo Google, uma queda de 0,3 ponto percentual em relação a maio. Enquanto isso, o Yahoo! ganhou 0,3 ponto, para 20,9%. A Microsoft ficou com 9,2%, taxa 0,7 ponto percentual maior que no mês anterior.

A quarta maior empresa de buscas na internet, a Ask.com, da IAC/InterActiveCorp, e a quinta colocada, a AOL, também perderam espaço, de acordo com a comScore.

A Microsoft vê a proposta de compra do Yahoo!, que já se arrasta desde fevereiro, como uma chance de fazer frente ao Google no mercado de buscas, que, com o sistema de links patrocinados, fica com grande parte do investimento em publicidade na internet. Sozinho, o Google tem uma participação no mercado de buscas –responsável por metade de seu faturamento– maior que todos os seus concorrentes juntos nos Estados Unidos e no Brasil.

Fonte: Folha Online