Brasil é 4º mercado de PCs no mundo

Demanda por laptops ajudou o Brasil a saltar da 7ª para a 4ª posição do ranking mundial de PCs

INFO – Demanda por laptops ajudou o Brasil a saltar da 7ª para a 4ª posição do ranking mundial de PCs. O ranking foi apurado pela empresa internacional de pesquisa IDC, no segundo trimestre de 2007.

O volume de vendas de computadores cresceu cerca de 20% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, para 2,1 milhões de unidades, somando desktops e notebooks. Entre 2004 e 2006, o Brasil ocupada a oitava colocação do ranking de venda de computadores.

Mas apesar do crescimento verificado este ano, a IDC não aposta que o mercado brasileiro alcance novas posições diante da força dos desenvolvidos Japão, China e Estados Unidos.

Para este ano, a estimativa da companhia de pesquisa é de vendas de 9 milhões de computadores no Brasil, volume 25% acima do registrado em 2006.

As vendas de notebooks do país no segundo trimestre superaram as expectativas da empresa de pesquisa, com 300.481 unidades comercializadas a preços que se mantiveram estáveis em relação aos primeiros três meses do ano, que registrou vendas de 227,6 mil computadores portáteis.

Já o movimento de computadores de mesa foi de 1,864 milhão de unidades, 8% maior que as vendas do primeiro trimestre do ano.

Em levantamento divulgado no início de junho, o Centro de Tecnologia da Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo identificou aumento na inclusão digital e informatização no país e afirmou que o Brasil possui cerca de 40 milhões de computadores em uso, avanço sobre 36,4 milhões de máquinas de 2006.

Fonte: INFO